terça-feira, 3 de novembro de 2009

O processo é longo, mas espero que no final fique lindo. Nunca tive um presépio antes, mas sempre gostei deles e agora desejei ter um. A oportunidade então chegou.Graças a Flavinha, artista plástica e amiga nossa (que eu não via desde que a Bruna era pequena!), que faz essas oficinas de papel machê, aos sábados de manhã, na loja Gioconda , aqui na Tristeza. (em Porto Alegre). Contei, portanto, com bastante motivação inicial e isso ajuda muito na criação. Seja qual for a situação, a gente tem que querer muito fazer determinada coisa, para dar entusiasmo, dar o "pontapé" inicial. Principalmente se a gente faz isso como hobby, como eu, só de vez em quando. Então a dose de motivação deverá ser maior ainda pois como não tenho um local próprio, uma sala, um atelier, pra deixar o material sempre à mão, tenho que executar as coisas na sala mesmo, e o ruim é que tenho que arrumar tudo depois, guardar tudo no lugar...É um eterno arruma tudo, limpa e guarda e começa tudo de novo, um pára e recomeça, que é meio desestimulante. Quase sempre me desanima...E depois, ainda tem que deixar secando, e colocar em cima de um móvel, no alto, pros meus gatos não mexerem e estragar...Ai, céus! E aqui em casa não se tem espaço nem pra guardar as caixas com o material...E os dois, o Rogerio e a Bruna não olham com bons olhos essa "bagunça" que eu faço de vez em quando. E isso que sou eu mesma que arrumo tudo, nem sequer peço ajuda, o que seria mesmo inútil, claro. É difícil, mas eu gosto muito, e como diz aquele provérbio árabe: "se você quer fazer alguma coisa, você acha os meios, se não quer, arruma desculpas", e é verdade isso..
COMO FUNCIONA O PROCESSO INSPIRAÇÃO?
"Se num dia você está um pouco indisposto, sem idéias, talvez isso possa até resultar um dia especial. Comece a trabalhar, comece a desenhar, a colocar rabiscos num papel, esboçar algo, risque uma tela, tente estruturar alguma idéia ali, apague, desmanche, erre, faça de novo... dali a duas horas você estará tão envolvido no trabalho, tão concentrado, distraído das dificuldades iniciais, que talvez nesse dia aparentemente tão desfavorável, você esteja criando a obra da sua vida...Não existe essa tal de inspiração, que cairia sobre você como um raio divino enquanto você está à espera, existe somente o trabalho, o trabalho árduo... desse trabalho sai algo maravilhoso".
(pintor Arcangelo Ianelli em entrevista de Alfredo Aquino).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou arquiteta, formada pela ULBRA em dezembro/1985.Trabalho com projetos de móveis sob medida de marcenaria da família.Atualmente curso TTI (técnico em transações imobiliárias) na escola técnica da UFRGS.Em breve serei tambem corretora de imóveis.