terça-feira, 3 de novembro de 2009

NOSSA SENHORA


Fiquei impressionada com esta foto, parece que foi intencional mas não foi, a N. Sra parece que tem cabelo, nariz...

É PRIMAVERA


É primavera, e já faz tempo que iniciou, mas só agora o pé de ipê roxo se encheu de flor por completo em frente a minha janela. É lindo, ver esse quadro todo dia!
O processo é longo, mas espero que no final fique lindo. Nunca tive um presépio antes, mas sempre gostei deles e agora desejei ter um. A oportunidade então chegou.Graças a Flavinha, artista plástica e amiga nossa (que eu não via desde que a Bruna era pequena!), que faz essas oficinas de papel machê, aos sábados de manhã, na loja Gioconda , aqui na Tristeza. (em Porto Alegre). Contei, portanto, com bastante motivação inicial e isso ajuda muito na criação. Seja qual for a situação, a gente tem que querer muito fazer determinada coisa, para dar entusiasmo, dar o "pontapé" inicial. Principalmente se a gente faz isso como hobby, como eu, só de vez em quando. Então a dose de motivação deverá ser maior ainda pois como não tenho um local próprio, uma sala, um atelier, pra deixar o material sempre à mão, tenho que executar as coisas na sala mesmo, e o ruim é que tenho que arrumar tudo depois, guardar tudo no lugar...É um eterno arruma tudo, limpa e guarda e começa tudo de novo, um pára e recomeça, que é meio desestimulante. Quase sempre me desanima...E depois, ainda tem que deixar secando, e colocar em cima de um móvel, no alto, pros meus gatos não mexerem e estragar...Ai, céus! E aqui em casa não se tem espaço nem pra guardar as caixas com o material...E os dois, o Rogerio e a Bruna não olham com bons olhos essa "bagunça" que eu faço de vez em quando. E isso que sou eu mesma que arrumo tudo, nem sequer peço ajuda, o que seria mesmo inútil, claro. É difícil, mas eu gosto muito, e como diz aquele provérbio árabe: "se você quer fazer alguma coisa, você acha os meios, se não quer, arruma desculpas", e é verdade isso..
COMO FUNCIONA O PROCESSO INSPIRAÇÃO?
"Se num dia você está um pouco indisposto, sem idéias, talvez isso possa até resultar um dia especial. Comece a trabalhar, comece a desenhar, a colocar rabiscos num papel, esboçar algo, risque uma tela, tente estruturar alguma idéia ali, apague, desmanche, erre, faça de novo... dali a duas horas você estará tão envolvido no trabalho, tão concentrado, distraído das dificuldades iniciais, que talvez nesse dia aparentemente tão desfavorável, você esteja criando a obra da sua vida...Não existe essa tal de inspiração, que cairia sobre você como um raio divino enquanto você está à espera, existe somente o trabalho, o trabalho árduo... desse trabalho sai algo maravilhoso".
(pintor Arcangelo Ianelli em entrevista de Alfredo Aquino).
O burrinho, que não podia faltar...Dizem nas lendas, que os animais aqueciam Jesus, com seu hálito. Achei lindo isso que li, porque amo os animais e sempre acreditei que eles são nossos anjos, nossos irmãos.

A FAMÍLIA REUNIDA

Aqui, a família reunida mas ainda falta o burrinho, aquele que trouxe N. Senhora grávida até Belém.Vou ter que me animar mais um pouquinho, pra fazê-lo.
Ele não pode faltar!

O CABELO DE NOSSA SENHORA

Não foi intencional, foi coincidência (incrível isso) a cor,do pedaço de jornal, no cabelo de N. Senhora! Eu só vi depois, de pronto...Isso até vai me dar umas idéias, posso tirar partido disso, em outras coisas que eu quero fazer. Vou tentar utilizar pedaços de jornal com cores em alguns detalhes, porque achei que ficou bom! Posso deixar assim, só em jornal, sem recobrir com papel machê. Será uma arte em reciclagem, de jornal.

JESUS

A fragilidade da criança, nas minhas mãos...
São vários personagens, então são necessários vários esboços...

Tudo começa com um desenho, esboço do que se quer fazer...Nesse caso, o presépio.

PRESÉPIO DE NATAL EM PAPEL MACHÊ


Para se fazer alguma coisa em papel machê, necessitamos antes, fazer a "papietagem", ou seja, a estrutura em papelão, da figura, e o preenchimento total, com bolinhas de jornal coladas com fita crepe.Aqui, a ovelhinha já foi coberta com a massa de papel machê.Depois de seca (conforme o tempo, pode levar 1 semana), ela vai receber a pintura e depois o verniz impermeabilizante.

FAZENDO ARTE


Bom, depois de um longo tempo, voltei aos meus artesanatos. O que me impossibilitou antes: A cirurgia estética da Bruna, no dia 09/07 e depois a longa recuperação dela, até metade de agosto. Depois emendei os projetos de arquitetura e de móveis, um atrás do outro: AGASAI (novo layout), SENAI ( a unificação das duas escolas, Gráfica e Moda), edif. REVOLUTION (decoração do hall de entrada) e outros projetos de móveis...Não tinha nem cabeça, nem tempo, nada pra poder sentar e fazer alguma coisinha . Mas cá estou, de volta, depois de ter feito oficina de papel machê com a nossa amiga Flavia. Estou adorando fazer. Comecei um presépio pro Natal!

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou arquiteta, formada pela ULBRA em dezembro/1985.Trabalho com projetos de móveis sob medida de marcenaria da família.Atualmente curso TTI (técnico em transações imobiliárias) na escola técnica da UFRGS.Em breve serei tambem corretora de imóveis.